domingo, 26 de agosto de 2012

Raio de giro - Comparativo

comparativo entre os populares brasileiros e o Nissan March



Hoje, esse foi o assunto de uma matéria do Auto Esporte - TV Globo - e que, por curiosidade, resolvi aplicar ao mundo dos carros populares. O raio de giro é uma das especificações técnicas menos verificadas ao se comprar carros, porém é muito lembrada ao se efetuar uma baliza ou sair de uma vaga na qual deixaram o seu carro "encurralado" na rua, rss

Ele é uma medida prática que depende diretamente da distância entre eixos e do máximo ângulo de esterçamento dos pneus.

Medição técnica: Medido com o volante totalmente esterçado para a direita ou esquerda e andando pra frente até desenhar uma circunferência por completo. A distância do carro para o centro dela é o raio de giro.

Em termos práticos, quanto menor o raio de giro, melhor, pois mais fácil é para se fazer curvas.


Marca/Modelo Raio de giro (em metros)
Nissan March 4,5
Fiat Novo Uno 4,9
Chevrolet Celta 4,9
Volkswagen Gol 5,2
Ford New Fiesta 5,25



Raio de giro e Estabilidade


O "bumerangue", nome dado às linhas aerodinâmicas do teto do March, permitiu diminuir a espessura da chapa de aço do teto sem, contudo, comprometer a segurança, pois elas reforçam a estrutura.

Diminuir a espessura é sinônimo de diminuir o peso, o que faz com que o centro de gravidade do carro fique mais próximo do chão, aumentando a aderência e melhorando a estabilidade.

Isso faz com que a redução do raio de giro seja uma realidade segura no March. Dessa maneira, é possível realizar curvas mais fechadas em velocidades iguais à da concorrência, sem medo de ver o japonês perder o controle ou capotar na curva.


Mais um ponto positivo para o nosso pequeno samurai.

"Sayonara!" Até a próxima!

sábado, 25 de agosto de 2012

Abastecimento de Combustível

prático, simples e rápido, como um carro japonês deve ser.

O March tem motor FLEX(r), portanto admite a mistura álcool-gasolina em qualquer proporção. Para tanto, assim como os veículos que rodam somente com álcool, existe o tanque para partidas a frio, localizado imediatamente abaixo do pára-brisa e que será abordado neste mesmo post.

Se você está acostumado com modelos convencionais de carros populares, esqueça de ter que dar a chave da tampa de combustível ao frentista.

Vamos lá?



Para abrir/fechar o tanque do combustível

1) Puxe para cima o botão-alavanca do tanque de combustível, que fica ao lado da direção, conforme foto abaixo:



2) Após o acionamento acima, a tampa da carroceria se abre conforme abaixo:



3) Ao abrir a tampa, é só desrosquear a tampa do combustível no sentido anti-horário -- mesmo sentido de abertura da torneira, conforme indicado abaixo:




4) Pronto!

5) Para fechar, é só girar a tampa do combustível no sentido horário (mesmo sentido de fechamento da torneira) até ouvir um "cleck-cleck":



6) Encoste a tampa da carroceria e pronto.



Para abrir/fechar a tampa do combustível de partida a frio


1) Gire a trava da tampa no sentido anti-horário, conforme abaixo:




2) Levante a tampa:



3) Levante a tampa do cilindro da chave e insira a chave-mestra:



4) Gire a chave no sentido anti-horário em conjunto com a tampa do tanque de partida a frio. Isso porque essa tampa é do tipo "mola de pressão", devido a requisitos de engenharia:



5) Pronto!



6) Para fechar, tampe o bucal do tanque de partida a frio e rosqueie no sentido horário:


7) Desça a tampa do tanque de partida a frio e gire a trava no sentido horário até a marca da esquerda, evidenciada abaixo:



A descrição detalhada dos dois procedimentos acima encontra-se nas páginas 3-10 e 3-11.

Nunca é demais lembrar que o tanque de partida a frio deve ser abastecido unicamente com gasolina.

Ainda que o tanque de partida a frio tenha uma dificuldade inicial a mais para abrí-lo, é essencial manter ele abastecido com gasolina com até meio litro e em ótimas condições de manutenção para poder dar partida a frio com alguma proporção de álcool no tanque de combustível.

Para sugestões de dicas e matérias, entre em contato pelos comentários no site.

Até a próxima!

domingo, 12 de agosto de 2012

Rebatimento do banco traseiro

uma maneira rápida e prática para aumentar a capacidade do porta-malas

É comum termos que usar o rebatimento do banco traseiro pra ampliar o porta-malas em uma viagem. Ainda mais num modelo popular e hatch, como é o caso do Nissan March, o recurso do rebatimento permite mais que duplicar a capacidade.

O procedimento é rápido e fácil:

1) Abra o porta-malas e retire o protetor do porta-malas que fica atrás do encosto.

1.1) Retire o suporte superior de ambos os lados, conforme ilustrado abaixo:



1.2) Retire do suporte inferior.



2) Puxe as travas do banco para cima e empurre o encosto do banco para a frente.




3) Para encaixar, puxe rapidamente o encosto para trás. Certifique-se de que os dois lados estão travados. Um mal encaixe pode projetar os passageiros para frente em caso de colisão frontal.
Segue a ilustração da trava do carro que prende os bancos:



Pronto!

Eu estava com um dos cintos de três pontas dos passageiros preso atrás da trava da figura acima e precisava colocá-lo para a frente. Consegui após consultar a página 1-4 do manual.

Fica a dica: verifique sempre se os cintos estão para a frente do banco dos passageiros antes de retornar o encosto na posição vertical.

Até a próxima!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Nível do radiador

verifique se deve colocar mais líquido do radiador (líquido de arrefecimento  + água destilada ou desmineralizada)

Para verificar o nível do radiador é preciso que:

O motor esteja frio e o carro esteja parado em local plano.

Verifique o nível no reservatório do líquido de arrefecimento, localizado no canto inferior direito da figura abaixo (indicado por uma seta verde).



O nível deve ser lido pelas marcas MAX (máximo) e MIN (mínimo) na face voltada para a lateral esquerda do carro, conforme a figura abaixo:


Você pode encontrar outras dicas de manutenção do carro com relação ao líquido do radiador na página 8-8 do manual do March.

Uma delas é a tabela de proporção água + líquido de arrefecimento abaixo:

Temperatura externa (mínima) Líquido de arrefecimento (concentrado) Água destilada ou desmineralizada
-15 C 30% 70%
-35 C 50% 50%
temperatura em graus Celsius (C)

Repare que a quantidade de líquido de arrefecimento (concentrado) da mistura aumenta com temperatura mínima menor. Isso porque o líquido de arrefecimento possui "efeito criogênico", ou seja, em proporção maior, faz com que o líquido do radiador não congele em temperaturas menores.

Imagine dar a partida no carro e ver o motor fundir depois de alguns metros, mesmo em "temperatura glacial" de -40 C.
Imagine abrir o capô do carro e reparar que o líquido do radiador está congelado e nem sequer saiu do reservatório do radiador. Pode acontecer se não forem seguidas as recomendações especificadas na tabela acima.

Por fim, o manual recomenda utilizar um líquido de arrefecimento genuíno NISSAN ou equivalente em qualidade. Muito cuidado ao escolher.

Nunca deixe o japonês de cabeça quente! Verifique periodicamente o nível do líquido do reservatório do radiador, ou senão ele pode te deixar a pé, OK? rssss

Até a próxima!!!

domingo, 5 de agosto de 2012

Uma zebra simpática

flagrante numa selva de pedra

Ontem vi um March branco com listras negras. Essa combinação também ficou bastante estilosa, não?


Foge do clássico azul e branco, assim como do laranja e preto, mas me encantou da mesma forma que o azulão de casa.

Nível de óleo do motor

atenção para a temperatura e o retorno para o cárter

O óleo lubrifica as peças do motor, diminuindo o atrito. O atrito elevado, ocasionado por um óleo em quantidade maior ou menor que o recomendado, pode causar o aumento da temperatura do motor, diminuindo a vida útil, e até levá-lo a danos irreversíveis.

Segue a localização da vareta do óleo nos motores 1.6 (Nissan):

Segundo o manual do Nissan March, deve-se primeiro estacionar em local plano e depois:
1) Ligar o motor por, pelo menos, 5 minutos para atingir a sua temperatura de operação.

2) Desligar o motor.
3) Esperar por, pelo menos, 10 minutos para o óleo retornar totalmente para o cárter.
4) Medir o nível do óleo (Retirar a vareta, limpar com um pano que não solte fios, imergir a vareta e ler o nível).


Ao se medir o nível no posto de gasolina, muitas vezes, não é seguido o tempo de retorno do cárter, o que resulta em leituras erradas.


Seguem fotos da leitura do nível de óleo no March:



O nível do óleo não está muito visível na foto, porque disparou o flash, portanto inclui também a foto com cores invertidas abaixo:





O nível do óleo deve ficar dentro das hachuras das duas curvas finais da vareta de óleo. O limite superior não ficou muito claro, seguem abaixo os limites riscados na foto inicial:




Segundo o manual, deve-se utilizar apenas óleos recomendados e genuínos Nissan, seguem especificações - páginas 9-2 e 9-4 do manual:


  • Classificação API, SM
  • Classificação ACEA A3/B4
  • Viscosidade SAE 10W-40

Pronto! O nível de óleo estando dentro dos padrões é uma das garantias para o motor rodar por quilômetros sem surpresas.

sábado, 4 de agosto de 2012

Calibrando os pneus

a temperatura dos pneus influencia a calibragem

Segue abaixo uma foto do pneu Maxxis(R) que vem de fábrica:



Como ocorre em um rally, cada situação exige uma calibragem diferente. No "rally urbano" não é diferente. Temos curvas, buracos, lombadas, lama, guias, lixos, ...

E quem está em permanente contato com esses obstáculos? Os pneus.

Em dias de chuva, o recomendado pode ser pneus mais vazios, o que proporciona maior aderência. Ao se pegar uma estrada, recomenda-se pneus mais cheios, ainda mais se você der carona para vários amigos e carregar as bagagens no porta-malas de 265 litros.

Sem entrar no mérito do clima, vou me ater às recomendações da Nissan.
No manual do carro, a parte de calibragem dos pneus informa que a pressão está na coluna do carro no lado do motorista.
Procurei um pouco no meu March e achei, fica um pouco abaixo da trava da porta do motorista:




Logo de cara, notamos que seja R14 ou R15, as especificações são as mesmas. A penúltima coluna especifica pressões para até 3 pessoas e a última para 4 ou mais pessoas.
A primeira linha é para os pneus dianteiros e a segunda é para os pneus traseiros. As pressões indicadas são as máximas dos pneus, rodar com os pneus um pouco abaixo delas "não é crime" com o carro, porém acima delas é altamente prejudicial.


Cadê a pressão em libras??? Logo pensei.
Após pesquisar na Internet, aprendi que libras é unidade de força inglesa (pound force). E que psi é pound force square inch, ou seja, força/unidade de área (polegada quadrada). Segundo a Física, Pressão é Força/Área. Voilà!


Ou seja, em "nossa gíria" (errada) devo encher com a pressão de X "libras"/psi no posto.


No meu caso, como, na maioria das vezes, carrego até 3 pessoas, enchi com 32 psi em todos os pneus. Particularmente, acho exagero colocar de 32 para 44 psi no pneu traseiro para 4 ou mais pessoas e só usaria 44 psi em viagens de longa distância e com o carro muito carregado.




Calibragem

Deve ser feita com os pneus frios. Segundo recomendação do manual:
1) o carro deve estar parado por 3 ou mais horas e
2) percorrer até 1,6 km (1 milha) em velocidades moderadas


Observações: 
a) Não esquecer do estepe! Pouco se usa, mas quando é necessário é bom tê-lo na mesma calibração dos demais pneus.
b) Caso tenha enchido o pneu em demasia, é possível retirar a pressão, pressionando o núcleo da haste da válvula.

Abrindo e fechando o capô

dica básica para garantir a durabilidade do seu March

Não damos conta, mas, às vezes, adquirimos hábitos que desgastam peças importantes para o carro. Imagine dirigir em uma estrada e o capô abrir, tampando sua visibilidade. Ou ainda, imagine ir ao mecânico só para ver um ruído de trepidação do capô devido ao mal uso ao longo de alguns anos.


Veja abaixo como proceder em um March, assim como alguns dos outros populares nacionais.

Abrir
1) Destravar por dentro: acione o botão alavanca próximo aos pedais, puxando a parte de baixo para cima. Segue o botão destacado abaixo:


2) Destravar por fora: empurre para a esquerda a trava que fica aproximadamente na direção do logotipo da Nissan (circulada abaixo).




Fechar

3) Solte o capô de uma altura de 30 a 40 cm.

Nunca encoste e tente forçar, pois isso pode deformar o capô e também nunca jogue com força de qualquer altura. O correto é deixar a gravidade "trabalhar" sozinha.
Errou, o capô não alinhou com o restante do carro. Sem problemas, suspenda um pouco o capô e siga novamente o passo 2) para abrir. Ao soltar, solte de uma altura um pouco maior.



Agora não tem como errar, hein?
O nosso samurai agradece! "Domo arigatô!"

Prazer, meu nome é Nissan March

agora todo mundo pode ter um carro japonês



Produzido no México, vim ao Brasil em Setembro de 2011 e comecei a tirar o sono de diversas montadoras acomodadas no "deprimente" cenário brasileiro da categoria popular.

Em quase um ano do lançamento, é nítido ver a reviravolta das marcas Chevrolet, FIAT e Ford pra manterem suas posições no mercado.

Na verdade, sou grande fã dos carros elétricos e sonho todos os dias com o lançamento em larga escala do Nissan Leaf. Porém é um sonho que vai custar a deslanchar no Brasil, embora já seja realidade na maioria dos países desenvolvidos. Vibro com a conquista de (ainda) contarmos com meia dúzia de táxis Leaf. Essa fase é importante, pois esse "ambiente piloto", só tende a ajudar em adaptações do carro em solo brasileiro.

Voltando ao March, no caso dele, essas "adaptações" são fruto de exaustivos 4000 testes anunciados anteriormente no hotsite do carro. Isso somado à qualidade do carro japonês forjado sob a disciplina da Qualidade Total foi impactante para que eu comprasse o meu em Maio de 2012, antes da redução do IPI (FAIL! rss).

Pretendo postar fotos, dar dicas de manutenção, preços, visitar concessionárias, mostrar fotos de viagens... Enfim, tudo o que possa interessar a quem queira conhecer mais sobre o nosso pequeno samurai em terras tupiniquins.