segunda-feira, 8 de julho de 2013

Faça Você Mesmo: Trocar o Fusível do carro (outra vez!)

O fusível da tomada do carro queimou novamente, não foi erro do Nissan March.

Como aconteceu... De novo!

Sim, o pouco provável ocorreu novamente, mas justamente tenho que inocentar o March. O culpado da queima do fusível sempre foi o carregador do GPS.

O motor e rádio já estavam ligados. A iluminação do rádio e do painel ficaram mais fracas momentaneamente, ao mesmo tempo em que se ouviu um sibilo baixo similar a um curto-circuito. "Ziiii"... a luz do carregador se apagou e logo me dei conta de que estava num "mato sem cachorro", tendo que levar mais três pessoas, sem saber ao certo o caminho. Tudo isso foi em questão de 1 a 2 segundos apenas.

Sorte que eu havia carregado o celular em casa e fui usando o GPS dele com Google Maps(R) no celular com Android para me deslocar.

Segue abaixo o fusível queimado:



A fim de evitar o maior "carão" e gasto de gasolina, preferi descartar uma nova visita à concessionária e seguir o "Faça Você Mesmo" do manual do carro - página 8-24 e seguintes.

Atenção: Desta parte em diante, a troca corre por inteira responsabilidade de quem a executar.


Antes de tudo, um pouco de Física e de Especificações Técnicas

Para a troca de qualquer peça do carro, seja ela elétrica ou mecânica, verifique sempre todas as especificações técnicas. Neste caso, o fusível deve apresentar tensão mínima de 12 V (tomada do carro) e corrente de surto de 20 A.

A tensão dispensa apresentações, por se tratar de medida corriqueira, p. ex. tomada de casa de 110 V ou 220 V (AC). A "corrente de surto" ou "corrente convencional de atuação" é aquela gerada quando ocorre um transiente de energia, ou seja, em um curto período de tempo ocorre um pico de energia, antes do regime permanente do circuito, que envolve as especificações normais de atuação do circuito. Geralmente, este transiente é muito comum ao se ligar ou desligar um aparelho.

Os filamentos usados comumente são os de chumbo ou estanho, que possuem baixo ponto de fusão, 327 ºC e 232 ºC, respectivamente. O filamento é moldado para oferecer a resistência elétrica na medida exata à passagem de corrente até um limite que, quando estiver acima dele, ocasiona a temperatura necessária para a fusão do filamento, interrompendo o circuito e preservando o carro de um possível incêndio por curto-circuito.

Sendo assim, a corrente de surto do fusível a ser reposto pode vir a ser mais baixa do que o especificado pelo manual do carro e nunca mais alta. Isso porque o fusível com corrente mais baixa, em situação de surto, irá se romper com uma corrente menor, interrompendo precocemente apenas o funcionamento da parte elétrica do carro à qual ele está acoplado, não ocasionando sobrecarga. Se a corrente de surto for mais alta, o curto pode propagar a sobrecarga a outras partes do carro, estragando-as, ou mesmo gerar um princípio de incêndio.

A contrapartida de se usar um fusível com corrente de surto menor que o recomendado é que, muito provavelmente, os rompimentos podem ocorrer com frequência maior, o que é muito indesejado. Assim, sempre recomendo usar o fusível com corrente de surto dentro do recomendado.



1º Passo - Destampar a caixa de fusíveis do interior do veículo

Existe outra que fica debaixo do capô, porém acreditei que o fusível da tomada do March estivesse logicamente no interior dele.


Veja que há um orifício que permite formar uma alavanca com uma chave de fenda e o painel para abrir a tampa e acessar a caixa de fusíveis.



2º Passo - Localizar o fusível queimado

Existem indicações técnicas sobre a localização dos fusíveis na parte de trás da tampa, conforme mostra a foto abaixo:


O primeiro fusível acima e à esquerda com nome "Power Socket" e com indicação de corrente de surto de 20 A (vinte ampères) é o nosso fusível queimado. Esse mesmo padrão de nome e corrente de surto se repete nos demais fusíveis.

Segue a indicação dele abaixo:


Ao lado da área circulada, existe um extrator de fusível em plástico branco ("Fuse Puller" no verso da tampa).


O fusível se encaixa na parte de baixo.


3º Passo - Trocar o fusível

Com o extrator, tirar o fusível queimado e, também com ele, colocar o novo.

Fusíveis queimado e novo, respectivamente



4º Passo - Tampar a caixa de fusíveis

Mais fácil do que abrir. Tome cuidado com os encaixes para não correr o risco de quebrar as partes de plástico.



5º Passo - Teste da tomada

Fui testar com outro carregador veicular e ainda bem que não queimou novamente!!!



O fusível novo (amarelo - 32V/20A) custou apenas R$ 0,75 e, ao contrário do que disse outro site do gênero, custa menos do que R$ 3,00 (!). Ou talvez custe isso, mas comprando nas autorizadas Nissan que "enfiam a faca" em bom português e com um serviço ruim de instalação.

Quando fui fazer a troca hoje, notei que a troca anterior me custou dois riscos no painel, no sentido da abertura que permite abrir a caixa interna de fusíveis. Mas... deixa pra lá, né? Afinal, foi "de graça". E os riscos nem foram tão grandes assim...

Veja que a tensão nominal do fusível novo é de 32 V, acima dos 12 V necessários à alimentação da tomada do March.

Espero que o post tenha sido muito útil e salve os amigos que compraram este nosso popular japonês.

Agora me deem licença que vou jogar o carregador veicular "made in china" do GPS no lixo.

Sayonara!

66 comentários:

  1. Hmm... vou comprar uns dois pra deixar no carro. Nunca se sabe né? Você tem alguma idéia de quais outros tem mais tendência a queimar? Aí podíamos montar um kit-fusível de emergência e deixar no carro... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thanya, tudo bem?

      Nas pesquisas que fiz na Internet, não era nem preciso colocar o tipo de fusível queimado que já vinha esse mesmo -- amarelo de 20 A.
      Acredito que os demais são muito raros de queimar.

      Em todo caso, se achar conveniente, recomendo comprar um de "cada sabor". Isso porque só temos os de 10, 15 e 20 A. Mais difícil que queimar qualquer um deles é queimar mais de um ao mesmo tempo. Dessa maneira, acho bom só ter um de cada.

      Decidi manter mais dois do fusível de 20 A. Deixando apenas um no carro.

      Excluir
  2. Passei por um buraco e o limpador do parabrisas ligou sozinho e da uma "passada" a cada 15 segundos e não desliga de jeito nenhum. Alguém sabe como resolver? March 15/16 com 3 mil km.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Nivas,
      Primeiro verifique se a barra direita (limpador) não foi levemente acionada para baixo. Isso liga o modo intermitente, e deslocá-lo para cima, desliga o limpador. Há nove velocidades intermitentes (veja outro post do blog) e mais duas contínuas que são acionadas empurrando para baixo. Veja o manual do seu carro, pois essas passadas com grande intervalo são comuns no modo intermitente, são funcionalidades do carro.
      Se não der certo, pelo ano do seu carro, ele ainda está na garantia, nem um ano após a compra deve ter. Procure uma autorizada Nissan.
      Eu chuto que possa ter algum problema no fusível, pois, dependendo do buraco, pode ter dado algum problema de encaixe ou mesmo quebrado o fusível (componente elétrico com características mecânicas). Entretanto, se assim fosse, o limpador deixaria de funcionar na maioria dos casos.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Sabe me dizer qual é o fusível do rádio? O meu queimou o que vem direto e não o pós chave . E não consigo achar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um outro quadro de fusíveis no March, cuja localização relatei neste post: https://marchok.blogspot.com.br/2015/10/quadro-de-fusiveis-sob-o-capo.html

      Outro fórum também aponta a localização do fusível do rádio como neste segundo quadro de fusíveis - neste caso, para o Nissan Altima:
      http://www.nissanclub.com/forums/2002-2006-nissan-altima-discussion-2-5-3-5/321047-blew-radio-fuse-now-cant-find-constant-power.html

      Excluir
    2. Rodrigo,
      A solução seria, então, checar todos os fusíveis deste segundo quadro. Recomendo começar pelos três últimos (à direita da última foto do post).
      Assim que localizar o fusível, nos conte se o encontrou e qual era, por favor?

      Excluir
  5. Boa tarde!!! Estou a pelo menos 08 dias procurando informações e até agora não achei uma resposta que ajudasse....Fui trocar uma lampada da placa do meu Livina 2012 (1.6 S) e fiz a caca de testar com as lanternas ligadas....deu curto e queimou o bendito fusível !!! Já procurei em todas as 3 caixas existentes no carro e não consigo encontrar o tal fusível queimado! Só pra registrar, um mesmo fusível é usado nas lanternas dianteiras e traseiras, luz de placa e lampadas do painel do carro....Poderia, por favor, ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe postar no blog do March.....mas já bateu o desespero!!!

      Excluir
    2. Olá, Lúcio, tudo bem?

      Não sou especialista em March, muito menos em Livina, mas vejo que você entende bem de elétrica no seu carro. Parabéns!!

      Primeiramente, você deve identificar qual é a lanterna que você estava usando. Arrisco a dizer que era o farol baixo.

      Recomendo que acesse o quadro de fusíveis sobre o capô - http://marchok.blogspot.com.br/2015/10/quadro-de-fusiveis-sob-o-capo.html

      Veja que há indicações de fusíveis, nas quais as abreviações são dos itens em inglês:

      10A H/L HI-RH - High beam right side = Farol Alto/Baixo do lado direito
      10A H/L HI-LH - High beam left side = Farol Alto/Baixo do lado esquerdo
      15A H/L LO-RH - Low beam right side = Lanterna (ou pingo, W5W) do lado direito
      15A H/L LO-LH - Low beam left side = Lanterna (ou pingo, W5W) do lado esquerdo

      Veja se resolveu. Poste aqui o resultado.
      Vamos conversando.

      Abraço

      Excluir
  6. Bom dia, Lukas! Obrigado pela atenção em tentar ajudar... Mas faróis, alto e baixo, setas, freio e ré;tudo funcionando perfeitamente, exceto lanternas diant. e tras., luz de placa (2) e luzes do painel.... Tirei uma foto da caixa maior do compartimento do motor, não sei como anexar aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. http://ap.imagensbrasil.org/image/jxANff

      Excluir
    3. Bom dia, Lúcio!
      Na imagem acima, as lanternas dianteiras estão em F10 e F11. As demais, luz de placa e luzes do painel, podem estar em outros quadros.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Fusivel da luz de ré do nissan march? em qual quadro de fusiveis fica? desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, bom dia!
      Não sou nenhum especialista em March, mas recomendo verificar o quadro de fusíveis que fica sob o capô, próximo à bateria do carro.
      Neste post: http://marchok.blogspot.com.br/2015/10/quadro-de-fusiveis-sob-o-capo.html
      eu comento sobre onde está e como remover para verificar a integridade dos fusíveis.
      O fusível de todas as lâmpadas da parte de trás do carro (tail = cauda), está sinalizada com o nome TAIL/L.
      Claro, não se descartam eventuais problemas com o conjunto elétrico, conectores e as próprias lâmpadas de ré.
      Atenciosamente,

      Excluir
    2. Oi, se encontrou onde fica e qual é o fusível me fala blz

      Excluir
  9. Cara sabe qual é o fusível do farol de neblina do match??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, boa tarde,
      Além deste quadro de fusíveis, existe o quadro sob o capô:
      http://marchok.blogspot.com.br/2015/10/quadro-de-fusiveis-sob-o-capo.html
      Pesquisei e não achei referência em sites, mas recomendo verificar os fusíveis dessa caixa, em busca do queimado.

      Excluir
    2. Rafa, bom dia!

      Consegui achar o fusível do farol de neblina.
      Acesse o post: https://marchok.blogspot.com.br/2018/03/faca-voce-mesmo-quadros-de-fusiveis.html

      Flw

      Excluir
  10. Precisando urgente de ajuda! Meu versa do nada parado na garagem acionou o pisca alerta. Não sei acho q pode ser pq 2 horas antes um ônibus me deu um banho e molhou o painel. Mas já sequei os botões com o secador e nada mudou. Tem algum fusível que eu possa tirar que pare, pra eu poder ligar a bateria( retirei o Cabo cabo da bateria com medo de descarregar). To desesperada meu marido não gosta que eu pegue o carro e ele vai precisar do carro á noite snifff sniff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaelle,
      Meu palpite é procurar a caixa de fusíveis no interior do carro, a começar pela mesma posição do March. Caso encontre, tente secar bem.
      Em todo o caso, é bom considerar a visita a um auto elétrico, pois a extensão dos danos pode ser maior.

      Excluir
  11. Boa tarde Lukas meu march sofreu um alagamento parcial na garagem depois de seco ligou sem problemas porem com a direcao eletrica inoperante .
    Pergunta essa direcao tem fusivel e onde fica ? No manual nao fala nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!

      Não consegui localizar o fusível com base nas fotos que tenho, porém, no post: https://marchok.blogspot.com.br/2015/10/quadro-de-fusiveis-sob-o-capo.html
      Note que, na antepenúltima foto, pode haver outros fusíveis além dos que detalhei nas duas últimas fotos.

      É um palpite, mas tem grande chance do fusível estar lá.

      Outra dica, pelo que li a respeito, o fusível tem uma amperagem alta, da ordem de 60 a 70A. Ou isso, ou procure pelo texto: "ELEC STEER" (direção elétrica - abreviatura - em inglês).

      Me mande um feedback se encontrou o fusível e compartilhe fotos, se possível, para que eu possa ajudar outros visitantes do site.
      Só consigo ver isso no final de semana.
      Abraço

      Excluir
  12. Boa tarde, não consigo entender essa tabela, preciso trocar a fusível do pisca traseiro. Como localizar? pelo que entendi está na caixa de fusíveis localizado no motor. Mas, como saber qual ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Não há indicação precisa sobre o fusível do pisca (turn light). Dessa forma, o que pode ser feito é inspecionar visualmente os mais prováveis (TAIL/L) e partir para os demais. Atentando-se que existem duas caixas de fusíveis próximas ao motor.
      Este post -- http://marchok.blogspot.com.br/2018/03/faca-voce-mesmo-quadros-de-fusiveis.html -- é o índice dos três quadros de fusíveis do Nissan March.

      Abraço

      Excluir
  13. Bom dia. O navegador multimidia do march parou de funcionar. Não liga mais. A tela completamente escura. Poderia ser um caso de fusível?

    ResponderExcluir
  14. Cara muito obrigado Mesmo! Tudo de bom pra você

    ResponderExcluir
  15. Ola o ventilador do ar do versa parou do nada... alguém sabe onde fica o fusível disso? Ou oque pode ser?

    ResponderExcluir
  16. Meu carro permanece com o painel digital ligado mesmo sem a chave e a luz do que não acesa. Qdo viro a chave e dou a partida a luz do airbag se apaga mas não marca o combustível. Fica como se estivesse na reserva. Muito estranho. Alguém sabe se pode ser fusível?

    ResponderExcluir
  17. O vidro da porta traseira do meu Nissan March 2014/2015 está travado e o vidro do passageiro ao lado do motorista não fecha pelo acionamento automático . Será que pode ser fusível queimado? Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor, o vidro está travado por um botão da porta do motorista.
      Existe um botão na porta do motorista que trava a movimentação dos vidros das demais portas, só não trava na porta do motorista.
      Este botão fica acima do botão "A" entre os botões que controlam a abertura dos vidros das demais portas. Depois de apertar este botão, ele deve ficar mais alto do que estava antes.

      Excluir
  18. Os tarde tenho um versa 2017..que nao está acionando a luz de freio..,alguém poderia me informar qua e o fusivel ou a localização dele

    ResponderExcluir
  19. Achei tudo muito útil e me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  20. obrigada pelas dicas, vou aplicar na hora de ir em uma loja de materiais eletricos zona norte sp excelente

    ResponderExcluir
  21. Estou com problema pra tocar o fusível de re do meu Nissan versa

    ResponderExcluir
  22. Não consigo identificar o fusivef de re do versa

    ResponderExcluir
  23. Bom dia,
    Alguém sabe me informar, qual fusível eh do vidro eletrico do nissan march!?
    E outra, quando piso no freio, todas as luzes com o seta, luz de ré e outras se acendem ao mesmo tempo. Parece que entrou em curto!!!

    ResponderExcluir
  24. Boa noite alguém sabe na onde fica o fusível interno do versa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite na parte lateral do painel, do lado do motorista

      Excluir
  25. Olá boa noite, eu tenho um New March sv 2015 e simplesmente o farol de neblina não acende, no painel aparece quando ligo o farol principal e o de neblina (original de fabrica) aparece a luz indicando como se tivesse funcionando , porém não chega corrente nós terminais . Já fiz teste nas lâmpadas ok, sendo assim fui procurar fusível tanto na caixa interna quanto no compartimento do motor e não achei nada que tivesse fog light ou algo do gênero. Alguém já teve esse problema? Aonde encontro esse bendito fusível ?

    ResponderExcluir
  26. Fui trocar o rádio do Nissan Versa, encostei o fio, queimou um fusível, foi difícil achar onde queimou, mas na caixa de fusíveis perto da bateria, verificar o fusível na de 20 que fica na base do carro, não na base que vc retira para verificar

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde tenho um versa 2018 que parou de funcionar o limpador de parabrisa,funciona somente o esguicho d água.
    Já olhei os fusiveis do lado da bateria e do lado da porta e não encontrei nenhum queimado alguém consegue me ajudar e indicar o que pode ser?

    ResponderExcluir
  28. boa noite nao consigo encontra o fusivel da luz de freio do versa 2016 alguem puder a min ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pereira, veja se encontra a sua resposta neste quadro:
      Quem sabe no fusível TAIL/L
      https://marchok.blogspot.com/2015/10/quadro-de-fusiveis-sob-o-capo.html

      Excluir
  29. Bom dia. Tenho um match 2017 SV, que, do nada , não funciona a tomada de força (acendedor de cigarros) e a lâmpada de teto. Certificado todos os fusíveis e todos ok. O que devo fazer? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia tou com o mesmo problema. No versa 2019. Vc conseguiu resolver?

      Excluir
  30. Eu tenho um march 1.6 e parou o ar não da nen sinal esta funcionando no painel mas nao dispara o ar eu achei que pode ser que queimo fuzil mas não sei qual pode ser

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho um march 1.6 e parou o ar não da nen sinal esta funcionando no painel mas nao dispara o ar eu achei que pode ser que queimo fuzil mas não sei qual pode ser

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Alguém pode me informar onde esta localizado o fusível do desembaçador traseiro do March 2015?

    ResponderExcluir
  33. Bom dia. Meu versa 2016 parrou a bomba de combustível, saberia informar onde é o relé da bomba

    ResponderExcluir
  34. Meu vidro elétrico parou de funcionar e não localizei nenhum fusível da caixa interna queimado. Alguém já passou por isso. Versa 2012

    ResponderExcluir
  35. Meu Nissan versa 2014, não mostra no painel, a seta ligada, pisca alerta, farol e farol de neblina, mas funciona tudo, mas no painel não mostra, alguém saberia me dizer o que pode ser?

    ResponderExcluir
  36. Tenho um verssa 18/19 a buzina parou de funcionar derepente, não sei indentificar o fuzivel correto da buzina, pode me ajuda ?????

    ResponderExcluir
  37. Maravilha, imensa gratidão pela dica!...

    ResponderExcluir
  38. Meu limpador de parabrisa tá loco tá funcionando sem parar não consigo controlar ele alguém já passou por isso ? Aonde fica o fusível do limpador

    ResponderExcluir
  39. Boa noite meu nossa versa na está funcionando nada no painel bem atende o painel mas o carro está funcionando corretamete o painel tá todo apagado nem os ponteiros funciona oque pode ser

    ResponderExcluir
  40. Olá!
    Será que podem me ajudar?
    O motor de esguicho de agua não está funcionando no Nissan March 2011 da minha esposa.
    Os dois limpadores (Dianteiro e traseiro) estão funcionando perfeitamente, mas o esguicho parou sem motivo aparente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Vertica o fusível que corresponde a ele na cx de fusíveis no lado do painel. Seria Whaser motor.

      Excluir
  41. Desembaçador traseiro do meu versa 2013 parou de funcionar, pode ser fusível? Onde indentificar ele na caixa de fusível?

    ResponderExcluir
  42. Parabéns.
    Informações muito úteis e acertivas. Consegui trocar o fusivel de 20 A, em 1 minuto.
    Muito grato

    ResponderExcluir
  43. Olá, gostaria de saber, qual o fusivel na trava eletrica das portas no Nissan versa 2017?

    ResponderExcluir